sexta-feira, 25 de abril de 2008

quinta-feira, 24 de abril de 2008

A Cigarra e a Formiga



Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se preocupar com o futuro. Esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha pesada, perguntou: - Ei, formiguinha, para que todo esse trabalho? O verão é para gente aproveitar! O verão é para gente se divertir! - Não, não, não! Nós, formigas, não temos tempo para diversão. É preciso trabalhar agora para guardar comida para o inverno. Durante o verão, a cigarra continuou se divertindo e passeando por todo o bosque. Quando tinha fome, era só pegar uma folha e comer. Um belo dia, passou de novo perto da formiguinha carregando outra pesada folha.






A cigarra então aconselhou: - Deixa esse trabalho para as outras! Vamos nos divertir. Vamos, formiguinha, vamos cantar! Vamos dançar! A formiguinha gostou da sugestão. Ela resolveu ver a vida que a cigarra levava e ficou encantada. Resolveu viver também como sua amiga. Mas, no dia seguinte, apareceu a rainha do formigueiro e, ao vê-la se divertindo, olhou feio para ela e ordenou que voltasse ao trabalho. Tinha terminado a vidinha boa. A rainha das formigas falou então para a cigarra: - Se não mudar de vida, no inverno você há de se arrepender, cigarra! Vai passar fome e frio. A cigarra nem ligou, fez uma reverência para rainha e comentou: - Hum!! O inverno ainda está longe, querida! Para cigarra, o que importava era aproveitar a vida, e aproveitar o hoje, sem pensar no amanhã. Para que construir um abrigo? Para que armazenar alimento? Pura perda de tempo. Certo dia o inverno chegou, e a cigarra começou a tiritar de frio. Sentia seu corpo gelado e não tinha o que comer. Desesperada, foi bater na casa da formiga. Abrindo a porta, a formiga viu na sua frente a cigarra quase morta de frio. Puxou-a para dentro, agasalhou-a e deu-lhe uma sopa bem quente e deliciosa. Naquela hora, apareceu a rainha das formigas que disse à cigarra: - No mundo das formigas, todos trabalham e se você quiser ficar conosco, cumpra o seu dever: toque e cante para nós. Para cigarra e paras formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas vidas.

Criança




Criança

Bem vindo ao mundo encantado das crianças
Onde há, esperança, inocência, fantasia
Especialistas na curiosidade, pulos, saltos e muita brincadeira
O mundo das crianças está na nossa infância onde tudo tem mais fantasia
Crianças, crianças elas são a nossa maior alegria

Criança é a nossa alegria
É o melhor professor que podemos ter, pois com ela aprendemos muitas coisas
A sua inocência é tão natural que acaba por nos cativar a todos

É tão bom ser criança
Ter sempre o papa e a mamã só para nós
Não há nada melhor do que o carinho dos pais
Um conto de fadas contado a noitinha para um sonho cor de rosa a criança ter
Para no dia a seguir se reunir a família e dar grandes gargalhadas sem qualquer preocupação

O alfabeto

domingo, 20 de abril de 2008

Filmes Infantis

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Como entender melhor estas futuras educadoras de infância??

Katy e Catarina no seu melhor...

Para entender melhor as crianças nada melhor que se colocar do outro lado,e ser sempre criança!! nao ééé meninas????e para as entender a elas?? uiii é complicado.... =) :D XD










sexta-feira, 11 de abril de 2008

Como entender melhor as crainças??

Uma das formas para entender as nossas crianças é interpretar os desenhos feitos pelas próprias, pois os desenhos por vezes têm a capacidade de nos demonstrar as suas emoções, seus sonhos, seus conflitos, entre outras....
É comum observar crianças a desenharem a familia, mãe, pai e ela própria, isto só indica as pessoas que ela mais gosta no meio em que se encontra e que se sente protegida...o que nao é normal é observar uma criança a desenhar soldados numa guerra com grande destruição, daqui podemos concluir que a criança vive num mundo de medos, indicando insegurança perante ela e os outros...por isso, futuras educadoras(os) estejam atentas(os) aos desenhos das suas crianças.

sábado, 5 de abril de 2008

Maus tratos na infancia =(



Infelizmente o mundo da criança não é tão bonito e maravilhoso,como deveria ser, há ainda muitas crianças que são mal tratadas, exploradas e abusadas sexualmente. Hoje em dia os maus-tratos à criança começam a ser reconhecidos como um dos maiores problemas sociais e a violência contra as crianças está longe de ser um problema novo na história da humanidade. Ele assumiu, nos últimos tempos, uma significativa visibilidade social, para a qual tem contribuído fortemente a divulgação pelos media. Além dos maus-tratos infantis, existem os chamados meninos de rua, são crianças/ adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade pessoal ou social e que, nessas condições, estão expostos a diversos riscos como: violência (física e sexual), uso de drogas, e exploraçao de mão-de-obra infanto juvenil, esta última é toda a forma de trabalho exercida por crianças e adolescentes com idade inferior a permitida por lei.Infelizmente hoje em dia fala-se muito noutra forma de abusos á criança que é a pedofilia,isto é,a perversão sexual , na qual a atração sexual de um indivíduo adulto está dirigida primariamente para crianças.
Sao as crianças que dao alegria ao mundo,que nos fazem sorrir, sao elas que sao a esperança do mundo.
Porque muitas delas estão condenadas a uma vida triste?? Porque é que os adultos as matam ou as violam??porque é que lhes roubam sonhos e lhe dão traumas??? Sao apenas crianças que não fazem mal a ninguém, será que a sua inocencia não as comove??a sua maneira ternurenta de falar!!. Sao apenas crianças que merecem viver, e ninguém tem o direito de as mal tratar!


quarta-feira, 2 de abril de 2008

A importancia da leitura na infancia


Nas crianças, o desenvolvimento da linguagem oral encontra-se directamente relacionado com a qualidade da interação que elas estabelecem com outras crianças e com os adultos. Ouvir histórias tem uma importância muito grande para a criança, pois faz com que ela se sinta importante, sinta que alguma coisa é feita especialmente para ela.
A criança ao escutar a voz do adulto, a entonação da leitura, a conversa estabelecida no momento em que a leitura está ocorrendo, o olhar de quem lê a história, passa a estabelecer um vínculo muito produtivo com o educador. Não podemos nos esquecer também, que as crianças desde muito cedo, adoram ouvir histórias, mesmo que ainda não entendam completamente os seus significados.
È imprescindível que sejam promovidas propostas de leitura de histórias para as crianças desde o berçário, no intuito de que as mesmas desenvolvam os seus próprios sentimentos em relação ao que estão a ouvir, que interajam com seus pares e educadores,que se sintam acolhidos em um momento de atenção e cuidado especial, e que convivam em instituições de Educação Infantil que se constituam enquanto espaços de experiências e desenvolvimento de múltiplas linguagens.

O Ruca - O Ruca Vai Ao Leite

Direitos das crianças.

A importancia da musica nas crianças.....

Estudar música e praticá-la é para muitos uma fonte de prazer. Mas os benefícios da aprendizagem e da actividade musical não ficam por aqui. Além do impacto positivo na organização das células do córtex cerebral, demonstrado nos últimos anos por vários estudos, a música também melhora os mecanismos subcorticais ligados ao discurso verbal e à linguagem. E, dizem os cientistas, é um bom antídoto contra a iliteracia.

Por isso, é necessário fazer com que as nossas crianças ouçam musica para que a sua aprendizagem seja mais fácil a nível da linguagem, desenvolvimento motor e raciocínio....

Avô cantigas!! =)

Você criança




Você criança


Você criança,
que vive a correr,
é a promessa
que vai acontecer...
é a esperança
do que poderíamos ser...
é a inocência
que deveríamos ter...

Você criança, de qualquer idade,
vivendo entre o sonho e a realidade
espargem pelas ruas da cidade,
suas lições de amor e de simplicidade!

Criança que brinca,
corre, pula e grita
mostra ao mundo,
como se deve viver
cada momento, feliz,
como quem acredita
em um mundo melhor
que ainda vai haver!

Você é como uma raio de luz
a iluminar os nossos caminhos,
assemelhando-se ao Menino Jesus,
encanta-nos com todo teu carinho!

Você é a criança,
que um dia vai crescer!
É a promessa,
que vai se realizar!
É a esperança
da humanidade se entender!
É a realidade
que o adulto precisa ver...
e também aprender a ser...



Lauro Kisielewicz

Noddy

Dia mundial da literatura infantil-»2 abril












Ler para os filhos é uma importante fonte de prazer pois, ao mesmo tempo que os pais oferecem algo valioso para as crianças (sua presença), lhes brindam com a possibilidade de “viajar” pelo mundo pelas páginas de um livro. Assim, desde pequenos, associarão leitura a momentos prazerosos, o que funcionará durante os primeiros anos de vida mais ou menos como uma “propaganda para a mente”.

terça-feira, 1 de abril de 2008